19:30

Cozido de Feijão Carioca com Arroz e Funghi


Fico ainda mais avuada quando tiro uns dias para descansar. Num dia desses acabou o gás e esqueci de pedir, depois deixei assim mesmo e aproveitei pra fazer umas experiências crudívoras. Foi bem bom, mas hoje tive um desejo de feijão com arroz, bem caseirinho. Santa Panela de Arroz! Me salvou. Fiz um feijãozinho com arroz daqueles! Inspirado num prato da cozinha cubana chamado Mouros e Cristãos. A receita que eu tenho desse acepipe crioulo é originalmente vegana <3, e me lembrei dela pois o arroz é cozido no caldo do feijão. Pra acompanhar fiz abóbora assada - uma pequenina que cabia no  mini forno elétrico ;)

Aqui segue a receita adaptada para fazer no fogão :)

Feijão Carioca com Arroz Vermelho e Funghi

200g de feijão carioca - deixar de molho em água pura de um dia para o outro, escorrer e dispensar a água ( pode-se usar pra regar o jardim)
100g de arroz integral vermelho (pode se substituir por qq outra varidade)
50g de funghi
1 cebola média
2 dentes de alho médios ou meia cabeça de alho pequena
3 folhas de louro
1 colher de sobremesa de cominho
2 colheres de sopa de manjericão
Sal a gosto

Cozinhe o feijão em 600ml de água com sal, louro e cominho. Hidrate o funghi. Em outra panela refogue a cebola, o alho e o funghi. Aqui cairia bem refogar uma colher de chá de gengibre também - se tiver acresente ao refogado. Reserve. Assim que o feijão ficar macio, prove e acerte o sal e acrescente o refogado e o arroz. Verifique se tem caldo de feijão o suficiente para cozinhar o arroz. Se faltar caldo complete com água quente ou caldo de legumes caseiro. Finalize com o manjericão e azeite de oliva antes de servir.

Antes de degustar sua refeição respire fundo e mentalize todo o esforço que foi necessário para que se tenha um prato à mesa. Agradeça profundamente /\

2 comentários:

Bárbara Becker disse...

Olá, Bia! vou testar essa receita hoje, mas não tenho funghi. Poderias me indicar, por favor, um substituto?

ZEN disse...

Olá, Bárbara!

Pode substituir por outro cogumelo, para ficar mais parecido. Fica bom tbém com tofu defumado.

Abs